• Zona Norte

A Região

A Zona Norte do Rio de Janeiro é uma área geográfica da cidade do Rio de Janeiro, localizada ao norte do Maciço da Tijuca, ao sul da Baixada Fluminense e a oeste da Baía de Guanabara.

A Região

Mobilidade

Grandes vias estão localizadas nesta região, como a entrada e saída, para a via expressa Linha Vermelha, na qual liga Rio de Janeiro e São João de Meriti (Baixada Fluminense), a Avenida Brasil é a principal artéria viária da cidade, parte da BR-101, que corta a cidade desde a Ponte Rio - Niterói até Santa Cruz (Zona Oeste) e a Linha Amarela, que liga a Barra da Tijuca (Zona Oeste) à Ilha do Fundão. Todos os ramais da SuperVia passam pela Zona Norte, os bairros de São Cristóvão e Maracanã tem plataformas de todos os 5 ramais, os ramais Santa Cruz e Japeri passam pelos mesmos bairros do ramal Deodoro, porém na Zona Norte só param em Madureira, Engenho de Dentro e Méier (Silva Freire), além de Maracanã e São Cristóvão, o ramal Saracuruna passa pelos bairros da Leopoldina (Penha, Olaria, Bonsucesso, etc.) ou bairros próximos a ela, até chegar em Duque de Caxias, o ramal Belford Roxo atravessa bairros como Del Castilho, Madureira (Mercadão de Madureira) e Pavuna.



Metrô de Irajá, pertencente a Linha 2.

Dezenove estações de metrô estão espalhadas na região, todas administradas pela empresa metroviária Metrô Rio. Estas são: São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Nova América/Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo, Engenheiro Rubens Paiva, Pavuna, Afonso Pena, São Francisco Xavier, Saens Peña e Uruguai. A Estação Pavuna é a estação terminal da Linha 2 do metrô e a Estação Uruguai o da Linha 1.


O TransCarioca do BRT, liga o Aeroporto Tom Jobim na Ilha do Governador ao Terminal Alvorada na Barra da Tijuca, cortando assim os ramais Saracuruna, Belford Roxo, Deodoro, Santa Cruz e Japeri da SuperVia e também a Linha 2 do Metrô Rio.

Mobilidade